Um dos principais papéis de Gloria Pires na televisão chegou ao streaming nesta semana. Ou melhor, dois deles. Dando continuidade ao projeto que recupera clássicos da dramaturgia, o Globoplay acaba de divulgar todos os episódios na íntegra de Mulheres de Areia, novela de 1993 em que a atriz vive as gêmeas Ruth e Raquel.
Escrita por Ivani Ribeiro, a trama ambientada na fictícia Pontal D’Areia, no litoral fluminense, fez sucesso em sua primeira exibição na faixa das seis. Gloria chamou atenção por interpretar as duas irmãs que tinham personalidades completamente opostas. Apesar de idênticas, Ruth é doce, calma e tem um bom coração, enquanto Raquel é egoísta, agressiva e má.
A história se inicia com a volta da professora primária Ruth a Pontal, depois de um tempo dando aulas em uma fazenda, ela vai morar com os pais, Isaura (Laura Cardoso) e Floriano (Sebastião Vasconcelos), e com sua gêmea, Raquel. Aproveitando a semelhança, Raquel fará de tudo para conquistar o namorado de Ruth, o bem-sucedido empresário Marcos Assunção (Guilherme Fontes).
Raquel consegue seduzir Marcos e se casa com ele, movida exclusivamente pelo dinheiro. O casamento, no entanto, não impede que ela continue a se encontrar às escondidas com o mau-caráter Wanderlei (Paulo Betti), seu namorado. Tudo muda quando Raquel sofre um acidente no mar, é dada como morta, e Ruth assume seu lugar para ficar ao lado de Marcos. Mas Raquel, que sobreviveu, planeja voltar e se vingar da irmã.
Outro problema para Raquel é o pai de Marcos, Virgílio Assunção (Raul Cortez), que é contra o casamento do filho. Vice-prefeito e dono do maior hotel da cidade, Virgílio comprou a fazenda em que Ruth trabalhava anteriormente — a venda fez com que ela voltasse para a casa dos pais. Ao mesmo tempo, Ruth precisa lidar com Tonho da Lua (Marcos Frota), que descobre toda a verdade e é completamente apaixonado por ela.
Gloria em dobro
Em depoimento ao Memória Globo, Gloria Pires falou sobre as diferenças entre as gêmeas e o trabalho em "Mulheres de Areia".
"A doçura da Ruth, claro que ela era boa, mas não queria fazê-la açucarada, melosa. Eu queria uma docilidade real, tangível. A Ruth usava sempre o cabelo dividido ao meio, então ela fez uma mecha que só aparecia quando o cabelo estava no meio. Dava uma ligeira nuance", conta a atriz.
"Como Raquel só usava o cabelo mais solto, mais de lado, mais provocante, essas mechas não apareciam. Em alguns momentos, realmente, parecia que eram duas pessoas. No figurino, a mesma coisa. Em muitas cenas, elas eram confundidas."
A atriz explicou também um pouco das técnicas usadas durante as gravações.
"Passamos por vários processos, existia um segundo cenário todo em chroma, todo em azul: as cadeiras, a mesa, era tudo reproduzido para ser aplicado depois. Com isso foi possível fazer cenas incríveis, como uma dar um tapa na cara da outra. Eu tinha que visualizar a cena toda, ensaiava com a dublê, a Graziela di Laurentis. E eu colocava pontinhos de fita crepe pelo cenário para eu saber a marcação. Foi um trabalho maravilhoso."
Curiosidades